domingo, 16 de novembro de 2014

5 dicas para aproveitar ao máximo seus produtos



Desde o meio do ano, eu venho tentando economizar quando se trata de cabelo. E não é somente por uma questão financeira, mas principalmente de consumo responsável: será que a gente precisa mesmo de tantos produtos para cuidar das nossas madeixas? Às vezes temos tantas coisas que nem damos conta de usar tudo!

Inspirada na amiga Claudia Silva, resolvi acabar com meus estoques. Mas acabar meeesmo! Usar tudo até a última gota. Para isso, tomei algumas atitudes - e você também pode se inspirar para fazer “a limpa” no seu armário de produtos ainda para 2015!

1. Pare de comprar produtos novos apenas para experimentar. Só permita que entrem no seu armário aqueles que são extremamente necessários!

2. Reveze o uso de máscaras de tratamento e condicionadores. Normalmente elegemos um ou dois favoritos e ficamos neles até acabarem, esquecendo outros produtos que podem até não ser tão bons, mas ainda assim dão um resultado legal para o cabelo. Dê mais uma chance aos seus "quase favoritos".




3. Corte o fundo das embalagens para retirar todo o produto que fica ali acumulado, mas não sai quando apertamos o frasco. Às vezes, a gente joga fora uma ou duas aplicações do nosso produto favorito no lixo por bobeira... Tenha sempre um estilete ou tesoura grande para cortar a embalagem (com cuidado!), uma espátula para retirar o produto e um potinho para guardar essas sobrinhas do fundo da embalagem. Isso gera uma economia sem tamanho!



4. Junte os restinhos dos cremes e faça uma misturinha. Guarde um pote maior (pode ser de uma máscara de tratamento) e ponha nele os restinhos de cremes de tratamento ou condicionadores que não são suficientes para uma aplicação completa. Dê preferência às misturas com produtos de mesma finalidade – cremes de hidratação com cremes de hidratação, e assim por diante. De pouquinho em pouquinho, é possível juntar produto o bastante para algumas aplicações, e o resultado ainda pode ser surpreendentemente positivo para o cabelo. Só evite guardar a mistura por muito tempo!

5. Dê novos usos para os seus produtos. Comprou um creme de pentear que é bom para desembaraçar mas não dá uma finalização legal? Que tal usá-lo para desembaraçar o cabelo antes de lavar com xampu? Tem algum condicionador meia-boca que não serve para nada? Ele pode ser aplicado no comprimento dos fios antes da lavagem para proteger do ressecamento do xampu. Comprou muitos óleos/manteigas vegetais e não sabe mais o que fazer com eles? Use no corpo, nas regiões mais ressecadas, como tônico para fortalecer as unhas ou ainda antes de dormir, como hidratante labial.


***


E você, o que faz para evitar o desperdício e utilizar seus produtos de cabelo até a última gota?

9 comentários:

  1. Ótimo post! Muitas de nos, especialmente no começo da transição ficamos compulsivas por produtos, e não percebemos o tanto de produto/dinheiro jogamos pelo ralo. Ótimas dicas.

    ResponderExcluir
  2. Realmente são dicas para nossos bolsos e natureza, seus posts são otimos leio todos, não consigo deixar mais comentarios, devido estar no meu tabalho, mas leio e pratico a maioria das suas dicas, bjs e muito obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Olha que eu fui citada aqui e nem sabia???? Mas é bem isso..Que cabelo precisa de tanta coisa? Parei ha meses de comprar e meses depois, ainda tenho muita coisa. Fui repondo pontualmente itens que iam acabando. E estou feliz assim. Recomendo a experiencia! E amei as dicas Nica! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, tá vendo? Vai inspirar mais gente além de mim, hehehe
      Tb tô satisfeita em terminar meus estoques... A cada pote que acaba me sinto como se uma missão fosse cumprida, hehehe
      Bjos!

      Excluir
  4. Olá Nica, estou numa faze de transição... Relaxava meu cabelo, mas nunca usava-o solto por causa do volume. Por ter muito cabelo, ele fica muito volumoso... e o fato de não encontrar pessoas que me apoiem, fico matutando e pensando em relaxar novamente.
    Mas, graças a internet, estou criando forças para não relaxar mais e assumi-lo de vez! Não sei se tenho coragem de fazer BC, mas quero cortá-lo curto... mas fico com medo de me arrepender... Será que devo arriscar?
    Beijos, e seu blog e seu cabelo são LINDOS :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Danielle, que bom que você encontrou forças mesmo virtuais pra apoiar sua transição! Se você não se sente preparada para cortar, espere mais um pouco. Vá usando preso, invente penteados que disfarcem a diferença da raiz e corte quando se sentir preparada. Se quiser cortar agora, saiba que o cabelo cresce, rsrs, e que você pode usar tranças soltas ou extensões enquanto ele não fica do tamanho que você quer.
      Um grande beijo!

      Excluir
  5. Oi nica, meu cabelo é muito mais muito crespo e eu aliso ele só que eu percebi que ele esta muito ressecado, eu qro corta ele no zero pra tirar toda a química pq ele ta muito ressecado mais eu vou pro primeiro ano do ensino médio e as pessoas vao bagunça muito com migoh, eu sei que nao deveria ligar mas mesmo assim as palavras machucam, oque que eu faço nica mi ajuda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tatiane, se você tiver possibilidade, use tranças soltas. Pode procurar alguma trancista ou fazer você mesma - tem vários tutoriais no youtube que vc pode assistir agora nas ferias e ir treinando para o próximo ano letivo!
      Boa sorte e não desanime... Quando chegar a hora certa vc terá forças...
      Um beijo

      Excluir
  6. Adorei o post e a ideia do blog. Já estou indicando e compartilhando... Parabéns!

    ResponderExcluir