quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Quebra dos fios e porosidade: qual a ligação entre elas?

Fonte

Por Chinwe, do Hair and Health, via BGLH

(Este artigo foi inspirado em uma conversa que tive com uma adorável natural, minha irmã, Jacqueline)

Para algumas naturais, o cabelo na área da coroa é mais suscetível à quebra do que o de outras partes da cabeça. A origem dessa suscetibilidade pode ser algum tipo de trauma ou dano nos folículos capilares. Por outro lado, a origem pode estar em um nível mais superficial, como uma diferença de textura, densidade ou padrão de cachos do cabelo em diferentes regiões do couro cabeludo.

As possibilidades acima e muitas outras já foram mencionadas anteriormente em artigos sobre cuidados com os cabelos. Contudo, uma possibilidade que é raramente discutida é a de que a quebra na área da coroa seja devida à alta porosidade dos fios. Vamos falar sobre isso hoje.

1. O que é porosidade?
Muitos de você já devem saber o que é porosidade, mas aqui vai uma breve explicação para aqueles que nao sabem.

A camada mais externa do fio de cabelo é chamada de cutícula. Ela essencialmente protege o córtex (a camada mais interna do fio). A cutícula é composta por numerosas escamas que se sobrepõem umas às outras, como que deitadas, ou então um pouco mais levantadas, o que influencia na troca de água (hidratação) entre o córtex e o ambiente externo. É aqui que a porosidade entra em cena.

Algumas naturais tem fios relativamente porosos devido às escamas da cutícula que são levantadas ou, em casos extremos, que estão danificadas ou faltando. Outras naturais tem fios quase impermeáveis ou baixa porosidade devido às escamas que são bem deitadinhas umas sobre as outras. Finalmente, há também aquelas que se encontram num meio termo, o que algumas pessoas chamam de porosidade normal.

2. Como a porosidade e a quebra estão relacionadas? 
Assim como seus fios de cabelo, ao longo da cabeça, podem ser uma mistura de diferentes texturas (fino e áspero), padrões de cacho (4A e 3C, por exemplo) e densidades (alta e baixa), eles também podem apresentar uma mistura de porosidades, principalmente depois de passar por danos. Por exemplo, enquanto o resto do seu cabelo pode ter baixa porosidade, a região da coroa pode ter porosidade mais alta. Consequentemente, podem ser necessárias duas formas diferentes de cuidar dos cabelos: uma para a região da coroa e outra para o resto do cabelo. Sem levar isso em consideração, pode-se acabar cuidando desta região da coroa de forma inapropriada (achando que toda a cabeça tem baixa porosidade), o que pode levar á quebra nesta região.

Algumas de vocês podem perguntar “O que causa a diferença de porosidade entre a coroa e o resto do cabelo?”. Bem, uma possibilidade pode ser a exposição direta aos raios ultravioleta do sol, como discutido nesta postagem da Shelli, do Hairscapades. A ideia é que, por conta desta exposição direta aos raios, a área da coroa é mais suscetível a danos em um nível estrutural. Quais são as outras possibilidades? Minha irmã cogitou a possibilidade de dano devido à exposição ao calor (por exemplo, anos usando aqueles secadores de pé). Há alguns estudos que associam altas temperaturas com este tipo de dano (Annals of Plastic Surgery, Junho de 2000; Volume 44, Nº. 6, p. 581-90). Eu também acrescentaria uma terceira possibilidade: danos no folículo capilar devido a anos de uso de relaxamentos. Dito isto, sabemos que dano neste nível (do folículo) pode causar prejuízo no crescimento dos cabelos, fios mais fracos e diferença de textura. Danos neste nível poderiam também afetar porosidade, desde o ponto em que o fio de cabelo começa no folículo capilar? Hmm...

3. O que se deve fazer para reduzir a quebra na area da coroa que está ligada à porosidade?
Assumindo que a sua coroa seja mais porosa (e com tendência ao ressecamento) do que o resto do cabelo, é uma questão de ajustar a sua rotina de cuidados à esta diferença. Algumas possibilidades de ajuste voltadas para esta região porosa da coroa são: incorporar tratamentos com proteína , evitar o uso de calor e manipular o cabelo de forma gentil. Para mais detalhes, confira esta postagem do BGLH.

Antes de qualquer coisa, procure saber o que há nessa região da coroa que a faz ter mais probabilidade de quebrar. Por favor, consulte um dermatologista para descartar qualquer tipo de problema médico.


* * *

Como boa e velha natural, não estou livre disso. Desde o início da minha jornada percebi que a região da coroa, ou o topo da minha cabeça, era completamente diferente das laterais e da parte de trás: ela não forma cachos em forma de espiral, os fios são mais grossos e ásperos e com uma forte tendência ao ressecamento. A estratégia que eu encontrei para reduzir a possibilidade de quebra destes fios foi caprichar mais na quantidade de óleo e creme na finalização, deixar a máscara de hidratação agir por mais tempo e usar máscaras com proteínas regularmente, mas com parcimônia.


E você, nota essas diferenças nos seus cabelos? Como você lida com elas?

13 comentários:

  1. Noto diferenças sim,alias antes eu ficava bem intrigada,chegava a puxar uns fios super grossos e todo irregular,e dizia:olha só, é meu. Nunca tentei trata-los de forma diferente, ate pq eu pensava que por eles serem grossos eram mais fortes que os de cutícula toda certinha sabe...ah, fiz o loc e gostei,pra mim não dá pra fazer sempre,pq vai pesar,mas, dá pra fazer quando eu quero cachinhos bem arrumadinhos.Bjim

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Engraçado... Comigo o problema é justamente o contrário! A região em que meu cabelo tem cachos mais definidos é na coroa da cabeça. É a região que sempre responde melhor às umectações, hidratações ou qualquer outro tratamento que faça. Meu cabelo é extremamente seco e poroso nas laterais, atrás das orelhas. Faço de tudo, dedico muito mais tempo enluvando o cabelo nessa região, mas não adianta: sempre muuuito ressecado.
    Sou louca para ter um black redondinho, mas acho que não vai dar certo, justamente por essa diferença de textura e até de crescimento nessa parte da cabeça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, vc protege o cabelo na hora de dormir? Apesar de os cabelos dessa parte serem menos encarapinhados, eu tinha mais problemas com ressecamento das laterais na época em q não usava lenços ao dormir...
      Bjos!

      Excluir
  3. Oi Nica, olha eu de novo novo!
    Voce sempre aborda pontos ótimos. Minha coroa além de super ressecada quebra mais, tem menos fios e parece que cresce bem menos, Para ajudar mais as qualidades deste ponto, fiquei com uma sequela da amamentação que aparentemente não tem mais solução: cabelo ali nem pensar.
    No início de minha jornada, meu primeiro dermatologista me deu um esporro, e depois me passou vitamina e remédios para pingar no ponto careca. Esse remédio manipulado deixou o restante do cabelo mais ressecado, parecia que eu apalpava palha de aço.
    O outro dermatologista me prescreveu outro remédio e depois de 1 ano eu desisti.
    No meu cronograma eu capricho mais naquele ponto.
    Ótima postagem.

    ResponderExcluir
  4. Muito boa a postagem. Meu caso é o mesmo, na região da coroa meus cabelos são bem diferentes, mais crespos, mais grossos, mais densos, mais ásperos e mais ressecados!!! Nem parecem compartilhar a mesma cabeça que os cabelinhos da nuca, acima da orelha e acima da testa rs, que possuem cachinhos mais macios e hidratados...

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Nica,

    Ontem mesmo estava pensando em te perguntar se vc tinhs esta diferenca nos cabelos e quando acessei seu blog ja encontrei a resposta. Tambem tenho esta diferenca nesta regiao e nao sabia o que fazer, mas como sempre continuarei seguindo suas dicas.... Mesmo sem comentar estou sempre por aqui, aprendendo coisas novas!

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  6. Vc citou algo muito interessante! Eu tenho esse problema, meu cabelo no topo é mais ressecado, áspero (parece palha de aço) tem o fio mais grosso e o cabelos é bem mais claro... Eu faço de tudo, mas não adianta, as vezes até desanimo e tenho vontade de relaxar o cabelo, pq quando eu relaxava a textura dessa área era melhor. Mas agora eu adotei um método diferente (e os resultados só vou perceber a longo prazo). Seguindo o raciocínio de que o fio de cabelo nasce bom e bonito e com o passar do tempo que vai estragando, eu estou massageando o meu couro cabeludo com óleo vegetal (principalmente na coroa) e deixando o óleo mais ou menos uma hora na cabeça, depois lavo com xampu e passo em seguida condicionador e depois uma máscara hidratante nas pontas (faço isso uma vez por semana). O meu intuito é fazer o cabelo crescer mais saudável e preservar o que já nasceu (meio e pontas do cabelo). Só vou saber se vai dar certo depois de algum tempo, mas estou confiante que vai dar certo! Adorei vc ter citado isso, pq sempre me senti frustrada pq nunca vi outra encaracolada natural citar isso...dava a impressão que todas tinham o cabelo uniforme e não tinha esse tipo de problema, bom saber que não é bem assim! Outra coisa, vc citou algumas causas de pq o cabelo nasce assim, eu acho que tb pode ser genética mesmo; bom, obrigada pelo post gostei muito! Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Isa!
      Pois é, eu tb acho q possa ter um componente genético aí causando essa diferença. Em breve tentarei traduzir o artigo que fala sobre a questão dos raios ultravioleta incidindo diretamente sobre os fios como uma das causas desse fato... Achei bem interessante tb!
      Bjos!

      Excluir
    2. Vou aguardar!!! Obrigada! Bjos

      Excluir
  7. Oi Nica Lindona e Cabeluda (menina como teu cabelo tá grande!). Eu acho q já lí esse artigo lá na fonte, o BGLH. Eu sou uma "long therm transitioner" rs... faz um ano q estou na transição (90% completa). Meu cabelo na coroa é tipo COMPLETAMENTE, TOTALMENTE poroso (fiz uns testes que eu lí no The Science of Black Hair, só pra confirmar a triste realidade rsrsrs...). E já percebí q a ponta (pq é tipo, metade do meu belo e 100% natural e outra "transiocional") tb tende muiiito a porosidade, e o engraçado q acho q isso é genético pq todas as mulheres da minha família (todas na transição tb, algumas já 100% naturais - somos uma família assumindo seus 'fros) tb tem isso. Alguns podem achar q eu sou doida mas eu faço reconstrução apenas na coroa apenas de 15 em 15 dias e no resto do belo a cada um mês. Ainda não resolveu, mas melhorou. Vou partir pra reconstruir a coroa uma vez por semana. Vamos ver o q vai acontecer. A diferença de porosidade da coroa pro resto é uma coisa bastante notável. Bjks!

    ResponderExcluir
  8. Vc como sempre arrasando nas postagens :) no meu caso é e sempre foi o cabelo da parte da frente que é mais ressecado e quebra mais, por isso apesar de achar lindo, quase não uso afro puff e quando amarro evito puxar muito a parte da frente e na hora da finalização dou uma atenção extra a essa parte ;)

    ResponderExcluir
  9. Muito bom o texto e como sempre com ótimas dicas.
    Eu estou com leve quebra devido excesso de queratina :(

    ResponderExcluir