quarta-feira, 4 de julho de 2012

Aleatoriedades: corte, condicionador e comprinha

Olá, naturais! O post de hoje é na verdade não tem um tema específico. Tenho várias pequenas notícias para dar que, sozinhas, não preenchem uma postagem independente. Por isso, resolvi falar sobre tudo ao mesmo tempo de uma vez só.


Corte de cabelo
Como falei há algumas semanas atrás, aparei alguns centímetros do meu cabelo utilizando a técnica de trançar os fios e cortar as pontinhas finas das tranças. Ele ficou mais ou menos assim no dia seguinte à lavagem e levemente esticado por banding:

Cabelo mais curto: valeu a pena!


Curioso como nosso cabelo reage a um corte, por menor que seja! Apesar de ter cortado uns cinco centímetros, meu cabelo parece bem menor porque a retirada das pontas estragadas e cheias de nozinhos de fada fez ele encolher muito mais! Por conta disso, meus cachos estão bem mais definidos e extremamente fáceis de desembaraçar. Posso ter perdido comprimento aparente, mas gostei do resultado. Acaba que gasto até menos produto e menos tempo durante a estilização - acho que as pontinhas "sugavam" creme desnecessariamente, pelo estado calamitoso em que se encontravam.


Condicionador proibidão
Uma semana após utilizar o condicionador da Éh para cabelos ressecados Cashmere e Absoluto de Coco, só tenho coisas boa para falar. Tenho usado meu cabelo mais solto do que preso (sim, estou me sentindo a verdadeira transgressora por não usar meus penteados protetores) e meu cabelo, mesmo após uma semana, se manteve perfeito.

Minhas molinhas no dia seguinte, com o condicionador Éh

Para falar a verdade, ficou mais bonito com o passar dos dias, e olha que eu fiz e desfiz vários rabos de cavalo, o que geralmente arruína meus cachos (a ponto de não poder usar mais o cabelo solto). Além disso, meus fios continuam com sensação de hidratados, com brilho, maleáveis e não ganharam aquele aspecto de cabelo sujo que, em geral, produtos com silicone podem dar. Uma semana ainda é pouco para saber se esse vai ser o condicionador que mudará minha vida capilar para sempre, mas definitivamente eu não vou aposentá-lo nas próximas semanas!


Blusa
As naturais fashionistas gostam de acessórios para o cabelo, brincos, colares, pulseiras que eu sei muito bem e vejo nas fotos e vídeos que elas postam no YouTube. E quanto às roupas? Bom, eu acho uma graça blusas que tenham a ver com nosso cabelo. E uma delas foi essa blusa aqui, que eu comprei numa feira de produtos artesanais e é da Mania da Flor Artesanatos.

Blusinha da Mania da Flor

Além das camisas com apliques étnicos, eles também têm saias e acessórios, uns mais fofos que os outros. Na página do Facebook tem os álbuns onde você pode ver os produtos confeccionados pela marca.

...

Como um "plus", custa nada relembrar que a Bombril retirou da mídia a arte escolhida para representar o concurso de talentos promovido pela marca. A imagem original mostrava a silhueta estilizada de uma mulher com cabelo em estilo afro (ou black power, como queiram) sob o título "Mulheres que Brilham". Como todas nós sabemos o quanto nosso cabelo crespo e encarapinhado é negativa e pejorativamente associado à esponja de aço, a mobilização virtual das encaracoladas foi tão grande que a marca de produtos de limpeza resolveu mudar a imagem. Apesar de todas as explicações, não tem como não enxergar a associação da mulher de cabelo crespo à esponja de aço como uma piada de tom racista. Nosso cabelo não é palha de aço! E só pra não perder a viagem, nós mulheres não brilhamos unicamente com produtos de limpeza, viu? O racismo perdeu, mas o sexismo da campanha continua firme e forte...


E as aleatoriedades dessa semana são estas. Mais pra frente faço outro "relatório" de como meu cabelo vem se desenvolvendo com o condicionador e após o corte. E quem sabe faço mais comprinhas? 

9 comentários:

  1. Oi Nica,
    Essa é uma das poucas vezes que comento. Sempre que vc posta vou correndo ler, e sempre sigo suas dicas. Até parece que vc adivinha as nossas dúvidas.Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kefinha! Obrigada pela visita! Volte e comente sempre que quiser, viu?
      Bjos

      Excluir
  2. compraaas \o/ essa é a melhor parte!

    ResponderExcluir
  3. Nicaaaa, faz um vídeo do corte, uma demonstração, algo que a gente possa visualizar como funciona o corte.

    bj, querida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leila, não tive como fazer vídeo, mas a explicação está no post em que falo sobre formas de cortar o cabelo linkado nesta postagem.
      Bjos!

      Excluir
  4. Muito bom Nica, adorei o corte! O aspecto está ótimo, tanto que a hidratação fica muito evidente na foto! Está linda! Beijosss!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Aninha!
      O resultado do corte foi mero "acidente", não é proposital... O objetivo era apenas tirar as pontinhas estragadas XD
      Bjos!

      Excluir
  5. Seu cabelo tá lindo! Mas eu tenho medo de cortar com trança, pq passa a impressão de que o cabelo vai ficar com pontas tortas. O seu ficou retinho?

    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não ficou totalmente reto, por isso qnd soltei, estilizei e ele secou, aparei o que ficou muito gritante de torto. Mas não me importo muito com pontas tortas, no fim das contas elas encolhem e, no mais, cada dia meu cabelo fica de um jeito XD
      Bjos

      Excluir