domingo, 10 de junho de 2012

Cortar ou não cortar?


As naturais que desejam um cabelo comprido costumam ter medo da tesoura. Afinal, ela parece ser a grande responsável por fazer nosso cabelo ficar sempre do mesmo tamanho! Contudo, já vimos que não é bem assim que a coisa funciona. Mesmo que não cortemos com a tesoura, as pontas dos nossos fios podem se danificar e, lentamente, vão se desgastando devido a fatores externos.

As pontas dos nossos cabelos são a parte mais antiga do fio, a que foi por mais tempo exposta a tudo o que pode causar danos: xampu, pentes, escovas, secador, atrito, poluição, vento, frio, produtos errados. É aonde a oleosidade natural do couro cabeludo dificilmente chega, por conta dos caracóis e ondinhas naturais dos nossos fios enrolados – e, por isso, é naturalmente mais seca que o resto do cabelo.

As pontas dos nossos cabelos: a primeira é uma ponta normal,
as demais são problemáticas
(pontas duplas, triplas, desgastadas, com nós e falhas)

Há quem não se importe em ter cabelo muito comprido e curta, mais do que tudo, variar o visual de tempos em tempos. Normalmente, estas pessoas não sofrem com o envelhecimento das pontas dos cabelos porque este está sendo constantemente cortado. Mas quem opta pelo caminho do cabelo comprido e abre mão deste “luxo” da variação do corte enfrenta o problema do envelhecimento das pontas e precisa lidar com ele diariamente.

Quanto mais cuidamos das pontinhas dos fios, mais tempo elas conseguirão permanecer íntegras. E quando falo em cuidados, falo em manipulação delicada, aplicação de produto na quantidade adequada (as pontas podem precisar de até duas vezes mais produto que o comprimento dos fios) e penteados protetores. Seguindo a cartilha à risca e com bastante disciplina, é possível evitar cortes constantes de cabelo para aparar as pontas e eliminar os danos.

A Teri LaFlesh diz que não corta o cabelo
há mais de 10 anos porque suas
pontas continuam em bom estado
devido aos cuidados corretos com o cabelo

Apesar de a receita principal para se obter um cabelo comprido ser não cortá-lo, é possível que nossos cabelos cheguem a um ponto em que um corte, mesmo que mínimo, seja inevitável -  especialmente se as pontinhas ainda são as mesmas da época em que não aplicávamos nos fios os cuidados corretos que eles necessitam.

Além da maneira tradicional de corte, com o cabelo molhado, existem outras técnicas de aparar as pontas e eliminar danos mais direcionadas a cabelos encaracolados. Vejamos algumas a seguir.

Procure e destrua
Uma das formas de cortar o cabelo sem ter que “fazer um corte” e através da eliminação pontual dos problemas dos fios. Observe atentamente as pontas dos cabelos, procurando por pontas duplas, nós e partes estragadas para posteriormente cortar apenas aquelas partes que estão com problema. É, portanto, um corte fio a fio, que pode ser mais trabalhoso e demandar mais tempo, mas é mais seguro para quem não quer perder centímetros de comprimento e não tem muitas pontas danificadas. Algumas pessoas chamam este método de "dusting", mas eu descobri que "dusting" também pode ser o nome de uma aparada mínima geral no comprimento dos fios, de cerca de meio centímetro, que, no fim das contas, só tira uma "poeirinha" de cabelo.

Imagem traduzida do site
The Natural Haven Bloom
Corte em tranças
Quando as pontas já estão mais danificadas e o dusting não dá conta, há outro método de corte: o corte em tranças. Este consiste em, primeiro, trançar todo o cabelo em tranças soltas para depois cortar as pontas destas tranças a partir do ponto em que elas afinam. O “afinar” das tranças sinaliza que estas pontas estão danificadas e que precisam ir embora. Desta forma, é possível trabalhar com o cabelo seco, mas sem perder o controle do corte devido ao volume. Quanto mais tranças forem feitas, melhor será o resultado em termos de eliminação de danos e uniformidade do corte – é possível não só tirar as pontinhas, como realmente dar um corte no cabelo, basta ter um olho bom para conseguir visualizar o cabelo solto após desfazer as tranças.

Corte com cabelo esticado

É possível também cortar o cabelo após a escova e chapinha. Em teoria, cortando o cabelo escovado, podemos observar claramente as pontas danificadas (que ficam bem evidentes quando o fio está esticado) e temos a segurança de que ele fique todo por igual após o corte, já que não há a questão do encolhimento, presente no cabelo molhado. Contudo, é justamente este encolhimento que pode deixar o cabelo torto: a não ser que se opte por usar sempre o cabelo escovado com chapinha (o que eu não recomendo!), pode acontecer de, quando molhá-lo novamente, ele ficar desigual simplesmente porque os nossos cachinhos não enrolam de maneira uniforme. Algumas partes são mais enroladas que outras e encolhem mais do que outras. Por isso, pode ser necessária uma aparada final, para arrematar as sobrinhas após molhar e secar o cabelo.

Corte com cabelo seco
Cortando o cabelo seco, em seu estado natural (enrolado) nos livramos do problema da exposição dos fios ao calor excessivo e do encolhimento causado pela água nos fios. Ele já estará encolhido o bastante e, após o corte, o resultado obtido será basicamente a aparência definitiva dos cabelos. Contudo, são poucos os profissionais que cortam o cabelo seco desta forma. Para as corajosas que possuem amigas ou amigos bons de mão, sempre há a opção de pedir uma ajudinha e fazer o corte em casa.

1. Procurando pontas problemáticas; 2. A atriz Juliana Alves com tranças ideais para uma aparada;
3. Cortando cabelo escovado; 4. Cortando cabelo seco
 
Resolvi fazer esta postagem porque eu aparei meu cabelo recentemente após quatro anos sem nenhum corte de cabelo consistente (apenas procurando e eliminando pontas estragadas). Percebi que as minhas pontinhas estavam danificadas a ponto de prejudicarem o resultado final da aparência do cabelo após estilização. Afinal, elas eram ainda aquele mesmo cabelo de mais de 4 anos atrás, período em que eu nem sonhava em aplicar as técnicas e produtos corretos nos fios.

O procedimento todo eu fiz em casa (porque eu tenho fobia de salões!) com ajuda extra. Reparti meu cabelo em 10 seções apenas (por falta de tempo e e paciência mesmo, pois o corte foi decisão de última hora) e trancei cada uma delas, prendendo a ponta de cada trança com um elástico fino, desses para cabelo. É muito importante que as tranças fiquem todas na mesma espessura e que as partes estejam bem divididas - por isso você pode precisar de ajuda, como eu precisei. Confesso que não tirei toda a parte afinada da trança porque não queria perder muito comprimento (devo ter cortado cerca de cinco centímetros). Além disso, cabelos mais compridos afinam naturalmente perto das pontas, então acredito que o que tirei tenha sido suficiente.

Ao final do corte, a redução de tamanho do meu cabelo foi quase imperceptível, mas o resultado foi bastante satisfatório em termos de melhora na textura das pontas e a definição geral dos cachos. Soltei, então, as tranças e estilizei meu cabelo como de costume (e foi beeem mais fácil  desembaraçá-lo!). Depois de terminada a estilização, com o cabelo já seco, percebi que fiquei com uma pequena parte mais comprida do que o resto e acertei com a tesoura. Não tirei fotos do cabelo que foi cortado porque eu acho isso mórbido demais... Mas, de fato, quem olha para o meu cabelo provavelmente não perceberá que ele foi cortado. E no fim das contas, eu sobrevivi!

Use sempre uma tesoura para cabelos!
Se você optar por aparar as pontas do cabelo em casa, é imprescindível usar sempre uma tesoura específica para cabelos. Nunca, jamais, use tesoura comum ou, pior ainda, tesoura de papel, mesmo que estejam superafiadas! A tesoura de cabeleireiro sempre vai proporcionar um corte mais limpo, de forma que não irá contribuir para a formação posterior de mais pontas duplas ou desfiadas. Tesouras para cabelo podem ser encontradas facilmente em lojas de produtos cosméticos e em grandes papelarias e nem são muito caras. No fim das contas, vale o investimento!

8 comentários:

  1. Resolvi que vou ficar um tempo sem cortar meu cabelo, pois sempre que cresce eu acabo tirando as pontas. Como depois que eu aderir ao no poo ele está crescendo em um ritmo legal vou esperar uns meses pra ver até onde ele vai.
    Quero que meu cabelo cresça, mas não tenho pena de cortá-lo, então sempre invento cortar e não vejo até onde cresce. Fico pensando se ele ficaria no meio das costas, pois quando eu era criança antes de colocar porcarias que o estragaram ele era grande.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rebeca, nosso cabelo chega a tamanhos que a gente nem imagina, principalmente pq ele é muito enrolado e encolhe muito... Mas aposto que o seu chega sim :)
      Bjos!

      P.S.: Eu tenho muita pena de cortar, assumi! Hehehehe

      Excluir
  2. Muito bom Nica ! Eu não sabia nada disso, as trancinhas e etc. gostei muito !
    bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E olha que dá certo, hein?
      Meu cabelo ganhou até um formato melhor (já estava virando vassourão, muito sem corte, rs)
      Bjos!

      Excluir
  3. Ótima postagem amiga!

    Confesso que tenho fobia a cortes e tbm a salões rsrs. Estou pensando em um dia dar uma geral em minhas pontinhas, mas ainda criando coragem rs.

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho muito medo de tesoura!! Hehehe
      Mas o corte valeu a pena, tá bem mais fácil de lidar com o cabelo agora :)
      Bjos!

      Excluir
  4. Olá, também tenho medo de salões. Quase todas as vezes que cortei meu cabelo em salão, acabei com um lado maior do que o outro e com muitas partes ruídas.
    Não conheço ninguém aqui onde moro (Belém), que corte cabelo cacheado seco, só molhado, como se fosse liso e como o meu cabelo tem vida e personalidade próprias, separadas da minha, ele não responde da maneira esperada, rsrsrs.
    Queria saber se você cortou seu cabelo em tranças molhadas ou secas? Obrigada.

    Parabéns pelo blog. É muito informativo e interessante de se ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minhas tranças estavam levemente úmidas quando cortei.
      Obrigada pela visita!
      Bjos!

      Excluir