domingo, 25 de março de 2012

Turbinando sua rotina com óleos vegetais


Nós sabemos da importância dos óleos vegetais e de como é interessante procurar produtos que contenham  essas substâncias em sua composição. Mas também sabemos que, para os cabelos crespos e encarapinhados, muito nunca é demais: a concentração de óleos nos produtos pode ser insuficiente para suprir as necessidades dos nossos fios. Diante disso, o que fazer? Em casos assim, podemos pedir a ajuda extra dos óleos vegetais puros, in natura.
 
É importante que os óleos sejam 100% vegetais, ou seja, não contenham aditivos nem outros produtos que fazem "render", como óleo mineral ou silicones. Eles podem ser encontrados tanto em lojas físicas (como diversas filiais da Mundo Verde) e em lojas virtuais (como a By Samia e a Sabão e Glicerina). Alguns óleos, por serem tradicionalmente usados na culinária, são inclusive achados em supermercados (alguém falou no azeite de oliva extra virgem?). Por isso, não há desculpa para não experimentar os óleos vegetais caso ache que seu cabelo esteja precisando de um up.

Existem diversas formas de utilizar os óleos nos nossos cabelos. Vamos ver algumas delas:

Misturando às máscaras de tratamento
É uma ótima opção para quem tem receio de ficar com os fios muito pegajosos ou oleosos. Basta acrescentar uma pequena quantidade de óleo vegetal à máscara de tratamento (apenas à quantidade que será usada naquele momento!) e aplicar a mistura no cabelo, respeitando o modo de uso habitual da máscara (tempo de pausa e enxágue). A quantidade de óleo você irá descobrir com o tempo: comece com algumas gotas e vá aumentando (ou diminuindo) de acordo com a reação do seu cabelo.

Misturando ao condicionador ou leave-in
Bom uso para quem tem os fios muito sedentos. O óleo será misturado ao leave-in ou ao condicionador que se usa para deixar no cabelo. A quantidade misturada também deverá corresponder apenas a que será utilizada no momento (nunca misture óleo no vidro de condicionador!). Novamente, a quantidade varia de acordo com o tipo de óleo e com a capacidade de absorção dos seus fios.

Em umectações
Umectação consiste na aplicação de óleo nos fios de cabelo secos, e sua posterior retirada, após determinado tempo. Há quem prefira aplicar à noite e só retirar no dia seguinte, e há quem ache melhor aplicar e retirar no mesmo dia, após algumas horas. O que importa é cobrir todos os fios com óleo e aproveitar para massagear o couro cabeludo também. A retirada do óleo poderá ser feita com xampu. Se os seus fios estiverem precisando muito de umectação, eles vão absorver o óleo e um condicionador já dará conta da limpeza. A umectação não precisa ser feita necessariamente nos cabelos e couro cabeludo limpos, mas não podem estar sujos a ponto de o óleo não conseguir penetrar no cabelo. Para esta técnica, são interessantes os óleos mais espessos, como óleo de abacate e de rícino.

No cabelo seco, como "reparador de pontas"
Uma ótima forma de utilizar óleo no day after. Uma pequena quantidade de óleo nos dedos e palmas das mãos basta para desgrudar aqueles cachos amassados do travesseiro, ou pra ajudar a quebrar o "durinho" do creme de pentear/condicionador depois que o cabelo está 100% seco. Neste caso, são muito bons os óleos mais fininhos, como o de macadâmia, argan ou andiroba. Ou talvez você prefira um óleo mais consistente, como o azeite de oliva extra-virgem, ou ainda a manteiga de karité derretida no calor da palma da mão. Vai depender da espessura do seu fio e da textura do seu cabelo.

No cabelo molhado, como selante de hidratação
Algumas blogueiras gurus do cabelo natural, como a Chicoro, utilizam os óleos como selantes no cabelo molhado, logo após a lavagem. Por cima do óleo viria então o leave-in (ou o condicionador que você usa como leave-in). Há quem prefira aplicar o óleo após o leave-in, para selar inclusive este produto nos fios. Experimente as duas formas e veja a qual você melhor se adapta.

No couro cabeludo
Apesar de assustar à primeira vista, aplicar óleo vegetal no couro cabeludo pode ser ótimo pra quem sofre de descamação da pele desta região. Por ele ficar sempre coberto pelos fios de cabelo, até esquecemos que também é nossa pele que está ali e que, portanto, sofre de ressecamento como qualquer outra parte do corpo. Experimente usar um sabonete bem detergente e não usar hidratante na pele do seu corpo por alguns dias. Adivinhe o que vai acontecer? Pele seca, "craquelada", rachada... O mesmo ocorre debaixo dos caracóis dos seus cabelos. Às vezes, mesmo um xampu sem sulfatos pode ser por demais agressivo ao couro, que precisará de uma hidratação extra. Como os óleos vegetais, diferentemente do óleo mineral, são facilmente absorvidos pela nossa pele, podemos usá-los no couro cabeludo. Óleo de jojoba, que é bem leve, é melhor pra quem deseja iniciar nessa técnica. Ele não pesa e é rapidamente absorvido por ser bem semelhante ao sebo natural produzido pelo organismo. Para as mais experientes, óleo de rícino e óleo de coco são simplesmente ideais para acabar com a descamação e, de quebra, fortalecer as raízes e os bulbos capilares. Algumas gotas nas pontas dos dedos e uma boa massagem já fazem o serviço!


Eu utilizo óleos misturando-os ao condicionador. Após estilizar e deixar secar, meus cabelos absorvem tudinho e não ficam nem um pouco gosmentos. Dependendo do tipo de óleo (mais viscoso, mais líquido), eu uso de uma colher de chá a uma colher de sobremesa de óleo adicionada à porção de condicionador necessária para uma estilização. Também uso óleos vegetais aplicados diretamente no couro cabeludo e, de fato, isso resolveu meu problema de descamação! No momento tenho utilizado no couro uma misturinha poderosa de óleo de rícino, jojoba, eucalipto e algumas gotinhas de óleo essencial de tea tree (melaleuca).


Você pode combinar várias técnicas dessas, ou utilizar um só. Recomendo começar aos poucos pra você descobrir qual óleo e qual técnica agradam mais ao seu cabelo. Às vezes, dois ou mais óleos combinados podem fazer milagres por um cabelo que, aparentemente, não tem mais jeito. O fato é que existem óleos para todos os gostos e todos os usos - e o seu cabelo agradecerá!

28 comentários:

  1. Onde vc encontrou óleo de rícino, aqui no Brasil?
    Grata,
    Andréa da Luz
    www.naovivosemcosmeticos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu compro todos os meus óleos na Sabão e Glicerina, que citei no post :)
      Bjos!

      Excluir
  2. Além dos óleos, as manteigas são benéficas para o cabelo. Estou amando a manteiga de tucumã! Ela derrete facilmente na mão. É ótima para usar como selante!! Ótimo post, Nica!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cris!
      Eu não tenho muita experiência com manteigas, só mesmo com a de karité, que eu aprendi ser uma espécie de óleo bem consistente... E agora estou adorando ela tb!
      Obrigada pela visita!
      Beijão!!

      Excluir
  3. Ensino a fazer um óleo de coco de qualidade, em meu blogue.
    Você vai gostar, é muito fácil de fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, curti mesmo a sua postagem!!
      Bjos!

      Excluir
    2. qual o endereço do blog dela Nica? Gostaria de ver a receita tbm. bjo

      Excluir
  4. Olá! Gostaria de saber pq não pode misturar o óleo vegetal dentro do frasco do condicionador?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cinthia, os cosméticos são produzidos de uma forma que os ingredientes ficam em perfeito equilíbro e o produto final proporcione todos os benefícios e guarde suas propriedades pelo tempo indicado na validade. A partir do momento que a gente mistura algo extra no condicionador, ele pode se desequilibrar e alterar suas propriedades, estragar mais depressa, mudar a consistência, cor, cheiro... Pode ser que tb não aconteça nada disso, mas como o resultado é imprevisível, melhor não arriscar e misturar o óleo ou qq outro "aditivo" apenas à quantidade de produto que se pretende usar no momento.
      Bjos

      Excluir
  5. Depois de usar o óleo posso secar o cabelo com difusor ou irá fritar meus cabelos? eu ainda estou na fase de transição para o cabelo natural (7meses) e preciso usar o difusor na secagem para que fique legal. Meu cabelo cresce bem pouco, aliás bem encarapinhado escondendo o cumprimento.bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ellis, eu uso óleo na minha rotina e eventualmente seco os fios com secador. O que eu recomendaria é vc usar sempre na temperatura menos quente e a uma boa distância da cabeça - se bem q se vc usar difusor esse lance da distância não tem problema. Vai demorar mais p/ secar, mas é a forma mais segura.

      Excluir
  6. Nica a mistura poderosa que vc citou para combater a descamação do couro é misturando todos esses oleos juntos: óleo de rícino, jojoba, eucalipto e algumas gotinhas de óleo essencial de tea tree (melaleuca), ou vc usa alguns desses oleos de cada vez.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu faço uma misturinha, num potinho à parte, com um pouco de cada um desses óleos e deixo guardada, usando sempre que preciso :)

      Excluir
  7. Eu dei uma lida aqui e fui ver meus guardados pra cabelo. Só tinha o óleo d rícino e, mesmo assim, quis lavar com a técnica LOC. Lavei com shampoo antiresíduos e, usei só água como hidratação. Confesso q deu trabalho pra passar o óleo (não escorrega no fio, gruda tudo). Passei só nos fios, no couro não consegui hehehe. Tive q borrifar mais água pra estilizar. Qdo passei o creme p pentear, MENINA DE DEUS, saí batendo cabelo, meus cachos ficaram MARAVILHOSOS, brilho e formatos lindos (e sem cheiro). Vou comprar o bpantenol pra fazer a primeira parte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcia, o óleo de rícino é mais chatinho pq é meio grosso, né... Uma dica p/ usar este óleo é a seguinte: opte por ele no dia em que for usar uma máscara de tratamento. Com a máscara no cabelo, você desembaraça os fios, enxágua e dá início ao LOC. O óleo de rícino desliza mais fácil qnd o cabelo já está desembaraçado ;)
      Bjos!

      Excluir
  8. Eu li em um blog uma receita de umectação para salvar as pontas, que precisariam ser contadas, com azeite de oliva extra-virgem. Você já experimentou fazer? Se sim, qual foi o resultado?

    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca fiz umectação, acredita, Deh? rs
      Quem fez diz que o cabelo fica ótimo

      Excluir
    2. Eu fiz com azeite d oliva no cabelão cacheado da minha filha (4 aninhos) e não resolveu Deh. Daí resolvi testar com óleo d côco. Passei no cabelo seco e, fui desembaraçando. Depois prendi e deixei d um dia pro outro (tava muito ressecado). O cabelo todo (inclusive pontas) dela hoje é muito brilhoso e macio. Agora só passo uma vez no mês. Engraçado q no meu q é d molas tmb, não dá resultado nenhum, nem azeite d oliva e nem o óleo d cocô. Testei ontem o d rícino e, vamos ver no q dá.hehehe

      Excluir
    3. O óleo de coco é o queridinho das crespas pelo mundo... Pelo que entendi, ele é um dos poucos óleos que são realmente absorvidos para o interior do fio de cabelo, atingindo a medula capilar! Dizem que ele tem quase o mesmo efeito de um tratamento de proteínas, então pode ser que em um cabelo que não esteja necessitado desse elemento ele não faça muito efeito...

      Excluir
    4. Bom, então eu acho que só testando no meu cabelo mesmo pra saber qual óleo vai dar certo né!

      Mas obrigada pelas dicas meninas! ^^

      Excluir
  9. Os óleos me salvaram, tenho plena confiança em seus efeitos benéficos.

    ResponderExcluir
  10. Ola tudo bem quantas vezes por mês pode ser feita a umectação capilar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dannis, experimente e veja o que o seu cabelo gosta... Só você descobrirá a frequência certa, pq cada cabelo tem uma necessidade diferente.
      Bjos!

      Excluir
  11. No outro post vc citou o uso do oleo de linhaça no couro, é verdade que esse óleo ajuda o cabelo crescer mais rápido?

    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu andei pesquisando sobre o óleo de linhaça e descobri que ele é bom para alguns probleminhas da pele. Ele pode ajudar no tratamento do seu couro cabeludo, mas não vai fazer o seu cabelo crescer mais rápido, apenas mais saudável.
      Bjo!

      Excluir
  12. Oi Nica! adorei seu blog ele me deu forças para continuar no processo de "volta" pro cabelo natural... Estou há 2 meses sem fazer relaxamento e estou com 4 centímetros de raiz, mas percebo que meu cabelo está frágil, apesar da nutrição e cauterização que procuro fazer sempre que possível... :/ Gostei muito da sua dica e seu cabelo é liindo! o meu cabelo é acima de tudo: SECO, seco e volumoso, você poderia me indicar o melhor óleo pro meu tipo de cabelo?

    ResponderExcluir
  13. Nicapinica, vc usa condicionador para estilizar seu cabelo? Eu sempre tive receio de deixar condicionador nos fios.. Vivendo e aprendendo né? rs
    Me diz, qual vc usa? Seu blog é ótimo, estou no fim da transição e já consigo usar os cachos soltos, agora tô na fase de aprender a cuidar!!

    bjos, Deborah

    ResponderExcluir
  14. Olá eu faço uso de oleos e estou muitíssimo satisfeita, meu cabelo e tingido e muito ressecado, as pontas, nossa! Terríveis. Os oleos tem resolvido todos os meus problemas, sem falar que esta crescendo muito rápido. Oleos é tudo de bom. Uso( oleo de coco, rícino, amêndoa doce, cada um de maneira diferente. Bjs

    ResponderExcluir